• Claudia Mello Infecto

HIV/AIDS perguntas e respostas

Atualizado: 12 de Jun de 2019

O que é HIV? O que é aids?

HIV é a sigla que identifica o vírus da imunodeficiência humana. A infecção pelo HIV pode ocasionar a aids ou síndrome da imunodeficiência adquirida. A aids é uma doença que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa o corpo humano.


Todo indivíduo que tem o vírus HIV tem aids?

Não, um indivíduo pode viver com o vírus HIV e não desenvolver a doença aids. A aids é o estágio mais avançado da doença causada pelo HIV. Pode levar anos entre a infecção pelo vírus e o desenvolvimento de aids. Com tratamento adequado um indivíduo com HIV pode chegar a nunca desenvolver AIDS.


Quais são os sintomas da infecção pelo vírus HIV?

No início da infecção pelo HIV o indivíduo pode apresentar alguns sintomas, esta fase é chamada de infecção aguda. Os primeiros sintomas geralmente são parecidos com os de uma gripe, pode haver febre, mal estar e dor de garganta. Muitas vezes esta fase da infecção passa despercebida.

A próxima fase é marcada pelo esforço das células de defesa do corpo para o controle da infecção. Neste período, que pode durar muitos anos, os indivíduos são geralmente assintomáticos.

Com o passar do tempo, as forças das células de defesa vão se esgotando e seu número vai diminuindo. A partir de um certo momento, o número de células de defesa é tão baixo que permite o aparecimento de doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, as chamadas doenças oportunistas. Esta fase é chamada de aids.


Quais são as formas de transmissão do vírus HIV?

Este vírus pode estar presente no sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno, líquido de serosas, líquido aminiótico e líquor, portanto, as possíveis formas de transmissão do HIV são: relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal ou anal), compartilhamento de seringas, de mãe para filho durante a gravidez e amamentação, transfusão de sangue ou contato com instrumentos que furam e cortam.

Leia mais detalhes nesse post aqui.


Como prevenir a infecção pelo vírus HIV?

Basta usar preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha ou outro objeto cortante. O preservativo está disponível na rede pública de saúde, caso não saiba onde retirar, ligue para o serviço Disque Saúde (136).


Como é feito o diagnóstico do vírus HIV?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feita a partir da coleta de sangue. Esses testes podem ser feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. É possível saber o local mais próximo para fazer o teste através do serviço Disque Saúde (136).


O que é janela imunológica?

A janela imunológica é o período entre a infecção pelo vírus HIV e a produção de anticorpos no sangue detectáveis através do exame. Na maioria dos casos, o teste é capaz de detectar esta produção de anticorpos em 30 dias após a exposição ao vírus HIV. Porém, em casos de exposição de risco recomenda-se realizar um teste após 90 dias do episódio para confirmação do resultado negativo.


A mulher infectada pelo vírus HIV pode engravidar?

Sim, se a gestante seguir o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto a chance de seu filho não ser infectado pelo vírus HIV é de 99%. As recomendações incluem o uso de medicamentos antirretrovirais pela grávida e seu recém-nascido, indicação criteriosa da via de parto e a não amamentação. A gestante infectada pelo HIV deve informar ao seu médico sobre o desejo de engravidar para que isto seja feito da forma mais segura possível.


Como é o tratamento do vírus HIV?

O tratamento do vírus HIV é feito através de medicamentos, chamados de terapia antirretroviral. A decisão sobre o início do tratamento deve ser discutida individualmente entre o paciente e seu médico. A tomada correta das medicações é muito importante para os indivíduos infectados pelo vírus HIV, já que um tratamento irregular pode levar ao desenvolvimento de resistências no vírus.


É possível viver bem com a aids?

Claro! Com o preconceito é que não é possível viver bem. O uso regular dos medicamentos antirretrovirais aumenta a sobrevida e a qualidade de vida dos indivíduos infectados pelo HIV, de maneira que a aids é considerada uma doença crônica, como o diabetes e a hipertensão.


Existe algum site confiável para continuar lendo sobre este assunto?

Uma fonte de informações confiável sobre o vírus HIV e a doença aids é o site oficial do governo: www.aids.gov.br

57 visualizações