Perguntas e Respostas

Hepatites virais

O que é hepatite?

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, como infecções virais, medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

 

Quais são as hepatites virais?

Existem 5 tipos de vírus atualmente reconhecidos como causadores das hepatites virais: A, B, C, D e E. No Brasil, são mais comuns as infecções pelos vírus A, B e C.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas variam conforme o tipo de vírus, a resposta do indivíduo e o estágio da infecção.

Os vírus A, por exemplo, apresenta apenas formas agudas de hepatite. Neste caso, o indivíduo pode manifestar febre e icterícia (cor amarelada). Quando há recuperação da infecção pelo vírus A, ocorre eliminação completa do vírus.

Já as hepatites causadas pelos vírus B e C tem também potencial de se tornarem crônicas, nestes casos o vírus persiste no organismo por mais de seis meses e muitas vezes os indivíduos passam um bom tempo sem nenhum sintoma, podendo depois desenvolver cirrose e câncer.

 

Como diagnosticar?

A detecção das hepatites virais é feita através de exames de sangue, os primeiros testes são chamados de sorologias.

O diagnóstico precoce das hepatites virais é muito importante, já que o tratamento pode melhorar a evolução da doença e muitas vezes levar a cura.

 

Como as hepatites virais são transmitidas?

A forma de transmissão depende do tipo de hepatite, geralmente a hepatite A é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados e as hepatites B e C são transmitidas pelo contato sexual ou com sangue.

 

Como prevenir?

Atualmente existe vacinação para hepatite A e B, procure um médico para saber se você pode se vacinar.

Outras formas de prevenção destas e outras doenças são o uso de preservativos em todas as relações sexuais, a higiene adequada dos alimentos e o não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates de cutícula, lâminas de barbear e escova de dente.

 

 

 

 

Please reload

Temas
Please reload